KICKBOXING JAPONÊS

HISTÓRIA E SURGIMENTO DO KICKBOXING



         Em 20 de dezembro de 1959, uma luta de Muay Thai foi estabelecida em Tóquio, na Prefeitura de Asakusa no Japão, entre lutadores Tailandeses. Tatsuo Yamada, que havia estabelecido o "Nihon Kempo Karate-Do", estava interessado no Muay Thai, pois queria estabelecer partidas de Karate com regras de contato pleno, visto que no Karate Tradicional não era permitido que os lutadores golpeassem diretamente uns aos outros, naquela época era imaginável luta de contato no Karate Tradicional (Shotokan, Goju-Ryu, Wado-Ryu entre outros), eis o motivo da discriminação e preconceito inicial com o mais forte estilo de Karate existente, o Kyokushin criado por Masutatsu Oyama Shihan. Essa luta realizada em Tóquio nada mais foi do que a realização de um plano (O Plano inicial de projeto para estabelecimento de um novo esporte e sua industrialização) idealizado em novembro de 1959 por Yamada, que já esboçava o surgimento de uma nova Arte Marcial, misturando Karate tradicional e Muaythai, por ele provisoriamente denominada como "Karate-Boxing".



         Vários lutadores de Muaythai desconhecidos foram convidados por Yamada para irem ao Japão e de toda a comunidade Karateca, somente Yamada estava realmente interessado no Muaythai. Yamada também convidou um lutador tailandês campeão de Muaythai chamado Naront Siri (Pak) para ensinar em seu Dojo e ser parceiro de sparring de seu filho Kan Yamada, neste momento, esse lutador Tailandês foi tomado por um promotor de Boxe chamado Osamu Noguchi que estava igualmente ou até mais interessado na arte, pois já tinha viajado até a Tailândia e conhecido o Muay Thai que era para ele sem dúvidas a Arte Marcial mais

eficiente até a presente data. Naront Siri (Pak) teve sua foto Publicada na capa da revista "A Cartilha da Nihon Kempo Karate-Do" (Primeiro Número) ao qual era publicada pelo próprio Yamada.



         Em 1964 o Dojo de Karate Oyama foi desafiado pelos tailandeses, Sosai Oyama enviou três de seus melhores lutadores e Kenji Kurosaki como técnico. No dia 12 de Fevereiro desse mesmo ano, os lutadores de Karate de Contato Kyokushin Oyama viajaram até a Tailândia para lutar contra os tailandeses, um dos lutadores se machucou em treinamento obrigando assim Kurosaki substituí-lo. Os combates terminaram em 2x1 para os Japoneses, Tadashi Nakamura criador do estilo de Karate Seido Juku e Akio Fujihira (Conhecido como Noboru Osawa) venceram com Knock out por soco, más nessa mesma noite, o único perdedor foi Kenji Kurosaki sendo nocauteado com um cotovelada (quebrando o nariz) frente ao adversário Rawee Dechachai.

Retornando ao Japão os lutadores foram recebidos como heróis por terem restabelecido a honra do Karate japonês.



         Kurosaki após ser derrotado decide viver em Bangkok por um tempo, treinamento na escola do pai de Naront Siri (Pak). Kenji Kurosaki. Apesar de ser repetidamente derrotado, continuou a perseguir seu objetivo de alcançar os níveis necessários nos ringues de Bangkok e se tornou um dos rostos mais conhecidos Lumphinee e Ratchadamnoen Stadium. Aposentou-se como lutador de Muaythai após ter realizado 126 lutas e conquistando o nobre e honorário título de "Rachadamner". Kenji Kurosaki voltou para sua escola no Japão, trazendo com ele o jovem lutador Pak, para continuar com o Muaythai, tornado-se o percusor da arte no Japão que posteriormente veio a ser conhecido como "Kickboxing". Formando vários e os melhores

campeões da época como Toshio Fujiwara, Mitsuo Shima, e etc. Kurosaki descende de família de Samurais, e tinha seu próprio Dojo chamado Dojo Mejiro que depois veio a se chamar "Mejiro Gym". No início o Kickboxing permitia projeções similares ao Judô para se diferenciar do Muaythai, más posteriormente essas regras foram revogadas. Por ter divergências com Osamu Noguchi pelo título de criador do "Kickboxing" (esse termo foi um criado por ambos, más que Noguchi tomou somente para ele), resolveu criar seu próprio estilo conhecido com "Shin Kakuto Jutsu" (Nova Arte de Combate).



         Em 1966 foi criada por Noguchi a primeira organização de Kickboxing chamada de "World Kickboxing Association - WKBA" (independente da WKA que depois foi estabelecida em Washington D.C. USA 1976). A primeira luta oficial de Kickboxing ocorreu em 11 de abril de 1966, entre o "Tadashi Sawamura vs. Saman Soo Adison" (Japão vs. Tailândia) Sagrando Tadashi Sawamura como o primeiro Lutador Profissional de Kickboxing. 

         Na década de 70 o Kickboxing se tornou popular no Japão e começou a ser transmitido pela TV em três canais diferentes e três vezes por semana, Sawamura foi o mais popular lutador, o card sempre incluía lutas entre Kickboxers


(japoneses) vs. Thai boxers (tailandeses). Em 1971 a "All Japan Kickboxing Association (AJKA)" foi estabelecida e mais de 700 Kickboxers foram registrados. O primeiro comissário da AJKA foi Shintaro Ishihara que por um longo tempo governou em Tóquio.



         Vários campões surgiram em várias categorias e divisões de peso. Por um longo tempo Noburo Osawa defendeu o título da AJKA na divisão Bantamweight, foi assim por muitos anos. Raymond Edler, um estudante americano que estava cursando na Sophia University em Tóquio, tornou-se em 1972 campeão da AJKC na divisão Middleweight; Ele foi o primeiro não tailandês a ser ranqueado oficialmente no Muaythai, quando em 1972 conseguiu a terceira colocação no ranking do Ratchadamnoen Stadium na divisão Middleweight. Edler defendeu o título nacional japonês por inúmeras vezes, más depois abandonou. Outros e mais populares e importantes lutadores foram Mitsuo Shima e Toshio Fujiwara (ambos da Mejiro Gym). O mais notável entre esses foi Fujiwara que se tornou o primeiro estrangeiro a vencer um título oficial na Tailândia, quando em 1978 ele derrotou seu

oponente tailandês no Ratchadamnoen Stadium sagrando-se campeão na divisão Lightweight.



         Já nos 80 o esporte foi decaindo e perdendo força perante a televisão, isso aconteceu em meados desta década, más o Kickboxing nunca deixou de ser praticado, pelo contrário, cada vez mais eram abertas academia no Japão. Vários Dojo de Karate como a o do Tatsuo Yamada (Suginami GYM) se tornaram academias de Kickboxing ou acrescentaram a modalidade em sua grade aulas. Alguns mestres criaram seus próprios estilos de Karate tendo o Kickboxing como disciplina complementar, existem vários exemplos como a Shidokan criada pelo Kancho Yoshiji Soeno, a Seidokaikan criada pelo Kancho Kazuyoshi Ishi e etc. Kyokushin Kaikan - Kurosawa, Seido Kaikan - Ishi, Shidokan - Soeno e etc, voltou a ser popular em 1993 com a criação de um campeonato mundialmente conhecido como "K-1".



         No início da década de 70, Osamu Noguchi abriu uma academia no centro de Bangkok na Tailândia, chamada de "Noguchi Boxing GYM", sendo uma espécie de filial da Matriz japonesa, a academia possuía uma lanchonete onde os clientes se divertiam e consumiam enquanto os atletas treinavam, más infelizmente a academia durou apenas um pouco mais do que um mês, Noguchi deu uma infeliz declaração para imprensa, alegando a criação do Kickboxing, e foi acusado de ter roubado a "Arte Nacional Tailandesa", O mesmo recebeu uma carta do governo que exigia que o nome da academia fosse trocado, o mesmo alegou ter errado em ter dado aquela declaração pública e prometeu mudar o nome em dez dias, más

foram atiradas pedras e garrafas na porta da academia e Osamu retornou para o Japão. Já o lutador Tadashi Sawamura criou a Meguro GYM, uma das academias pioneiras do estilo. As primeiras e principais academias de Kickboxing no Japão foram, Noguchi Boxing GYM (Osamu Noguchi), Suginami GYM (Tatsuo Yamada), Mejiro GYM (Kenji Kurosaki) e Meguro GYM citada anteriormente.



         Tatsuo Yamada morreu em 1967, más antes mudou o nome do seu Dojo para Suginami GYM, na esperança de ver o Kickboxing tornar-se um sucesso, até hoje exporta atletas e mantém-se dando suporte aos Lutadores e atletas praticantes de Kickboxing. O Kickboxing se espalhou pelo mundo através da Holanda e Europa, após Jan Plas, que era aluno direto de Kenji Kurosaki, ter criado a Filial em Amsterdam da "Mejiro GYM" que formou grandes campeões como o conhecido Rob "The Dutch" Kaman e o atual Remy Bonjasky. Hoje em dia o Kickboxing é muito famoso em todo o mundo e conta com vários eventos de grande expressão tais como: It's Showtime, Glory, SuperKombat, Krush, Magnum, Ichigeki entre outros, e até

mesmo o prórpio K-1 que voltou com força total no ano de 2012, após ter sido quase extinto em 2011, inclusive com sua versão Final conhecida como World GP não realizada nesse ano.



OUTRAS FOTOS E REGISTROS IMPORTANTES NA HISTÓRIA DO KICKBOXING




Primeiros Karatecas na Tailândia
Vitória de T. Nakamura por KO
Jornal tailandês anuncia as lutas












K. Kurosaki antes da 1ª Luta
K. Kurosaki após receber KO
Antigo Kurosaki Dojo












Início do Kickboxing (misturado)
Primeiros Kickboxers / Boxe Sombra
Era Mejiro Gym (Japão)












Torneio 1969 (com Y. Soeno)
Kancho Soeno (Shidokan) Lutando
Campeões da antiga "Soeno Gym"












Antiga Noguchi Boxing Gym
Tadashi Sawamura treinando
Poster de Luta / Tadashi Sawamura












Vitória Kancho H. Royama (IKO-6)
Noburo Osawa Lutando / uchi matta
Toshio Fujiwawa aplicando KO












Jan Plas aprendendo Kickboxing
Jan Plas aplica Knock Down
J. Plas e Rob Kaman na Tailândia












Luta lendária / Kurosaki presente
Seidokaikan / Criadores do K-1
Branco Cikatic vence o 1º K-1 WGP












Foto recente de Osamu Noguchi
Foto recente de Kenji Kurosaki
Foto recente de Naront "PAK" Siri













PRINCIPAIS TORNEIOS E EVENTOS DE KICKBOXING NO MUNDO














































 
FONTE : http://www.seishinkaikan.tk/